13-06-2008
A Votorantim Metais (VM) realizou um aporte de capital na AcerBrag, alcançando participação de 52,9% no capital da siderúrgica, que é a terceira maior produtora de aços longos na Argentina. O valor da transação não foi divulgado.
“A Argentina é um país cuja economia vem apresentando taxas de crescimento positivas e o mercado de aços se destaca com um crescimento anual de 5% nos últimos dez anos”, diz Carlos Ermírio de Moraes, presidente do Conselho da Votorantim Participações.
“Juntas, as operações do Grupo Votorantim no Brasil, Colômbia e Argentina terão capacidade produtiva de 2,5 milhões de toneladas de aços longos em 2009, o que representa uma participação importante no mercado siderúrgico na América do Sul”.
A AcerBrag produz anualmente 250 mil toneladas de aços longos, respondendo a 14% da produção na Argentina. Com uma planta no município de Bragado, a 210 Km de Buenos Aires, emprega 535 pessoas diretamente e produz vergalhões, barras, arames, telas e fio-máquina. A AcerBrag tem um faturamento anual que supera US$ 130 milhões.
“Desde o início deste ano, passamos a atuar como sócios estratégicos da AcerBrag, contribuindo na gestão e buscando oportunidades de desenvolvimento da empresa. Agora, nosso objetivo é promover o crescimento e torná-la mais competitiva”, explica João Bosco Silva, diretor-superintendente da Votorantim Metais.
O Brasil representa 70% da produção de aços longos da empresa, com 750 mil toneladas na unidade de Barra Mansa (RJ) e mais 1.050 milhões de toneladas anuais na planta em construção em Resende (RJ). Na Colômbia, são produzidos 450 mil toneladas por ano na Acerías Paz del Río e, na Argentina, as 250 mil toneladas anuais da AcerBrag.
A Unidade de Negócio de Metais do Grupo Votorantim atua nos mercados de aços, alumínio, níquel e zinco, com plantas no Brasil, Argentina, China, Colômbia, Estados Unidos e Peru. O Negócio emprega 20 mil pessoas e, em 2007, obteve faturamento de US$ 5,3 bilhões.