SkyscraperCity banner

1 - 20 of 331 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Xangai | Shangai - China

Depois de o Marco ter falado no assunto, vem hoje referido no "Metro" (aquele tal jornal que agora dão em algumas estações do Metro de Lisboa) que a China irá usar o modelo da Expo98 na Expo2010 de Xangai, sendo a principal diferença a escala - a Expo de Xangai será 7 vezes maior do que a de Lisboa!!! Para além de que vão ser investidos 2,2 milhoes de euros directamente na exposição e "cerca de 10 vezes mais na renovação urbana da cidade".
"A cooperação entre a Expo2010 e portuguesa Parque Expo é uma das matérias entre os cerca de uma dezena de acordos que serão assinados durante a visita do Presidente da Republica à China, que começou anteontem" [...] Portugal ambiciona também que um maior envolvimento de Lisboa possa servir de porta de entrada para empresas naquela que está projectada para ser a maior e mais visitada Expo de sempre".

Existe também na noticia 1 pequeno quadro comparativo:
Lisboa 0,8km2 de area util / Xangai 5,8km2
Lisboa recebu 10 milhoes de visitantes / Xangai espera receber 70 milhoes
Foram desalojadas 1500 pessoas em Lisboa / Serão desalojadas 50000 em Xangai
Lisboa investiu 2 mil milhoes de euros / Xangai irá investir 25 mil milhoes de euros

·
Indiegente
4,475 Posts
7 vezes maior é bues.. mas não é nada assim para tão grande espanto.. porque se pensarmos bem a Expo 98 teve muito fixe e tal mas toda a gente sabe que foi pequenina.. até a Expo 92 em Sevilha 6 anos antes foi bem maior..

·
Uma dúzia de anos disto..
30,728 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Sim, realmente menos de 1km2 de área útil não é nenhum colosso... Mas atendendo à realidade portuguesa penso que foi o suficiente para ter sido um grande sucesso e ter perpetuado a sua imagem na Lisboa do século XXI. :eek:kay:
A pena grande que temos de não ter sido maior, é que isso corresponderia a um maior número de área recuperada com prédios modernos e alguns bons projectos...;)

·
Indiegente
4,475 Posts
Mas também vamos ficar sempre cm o orgulho da Expo 98 ter sido o sucesso que foi e de ter sido tão bem planeada cm vista num futuro.. o pdn.. que de resto é o que toda a gente sabe :colgate: enquanto que por exemplo a Expo 92 foi um fiasco por.. quer dizer actualmente n tnh a certeza, mas ainda a bem pouco tempo mais de metade da área que foi utilizada para a esposição estava ao abandono.. o que revela uma grave lacuna no planeamento da exposiçao em termos de vista pro futuro..

·
Les cites obscures
11,116 Posts
a nossa expo até nem era grande, mas para além disso existe a área de intervenção adjacente:

a porta Sul da expo era onde está a torre da galp, e a porta norte ainda está lá, aquela em madeira perto da praça sony. Isso é que era a Expo. O resto é urbanização, o que aumenta muito a área de intervenção total.

·
Future after Past
1,515 Posts
Arpels said:
olha que ainda era grandinha, andava-se bué de 1 ponta á outra, felizmente havia autocarros :eek:kay:
Pois se em Lisboa andava-se Buerere de uma ponta á outra então em Xangai vai ter que se apanhar o avião :uh:

·
Registered
1,429 Posts
MCarr said:
Pois se em Lisboa andava-se Buerere de uma ponta á outra então em Xangai vai ter que se apanhar o avião :uh:

Na… de certeza que os xinocas vão incorporar um metro 7vezes o de lx só para a expo deles… :rofl: :rofl:

E pa não falar que se vão utilizar o nosso modelo 7 vezes maior, de certeza que a altura dos edifícios tbm será 7 vezes maior

:rofl: :lol: :lol: :lol: :lol: :rofl:

·
Whatever
45,866 Posts
Tenho medo...mesmo muito medo!!!! Há algo nestas novas metrópoles que não me convence. Este skyscraper boom não é o mesmo que um que tenha crescido naturalmente e ao longo de várias décadas, como Nova Iorque. Parece-me um bocado forçado e pouco interessante. Espero que Lisboa não se torne num conjunto de cogumelos como Shangai!!!

·
Moderator
17,867 Posts
Acho essa possibilidade de Lisboa felizmente um pouco remota Johnny. Mas esses predios nao me agradam mesmo nada, sao feios na sua grande maioria e estao uns em cima dos outros.

·
Whatever
45,866 Posts
Continuo a preferir a zona antiga de Xangai, o Bund! Há qualquer coisa de mais organizado e mais gosto nestes antigos arranha-céus. Agora tudo não passa de uma competição para ver quem constrói mais alto o que a meu ver não é lá muito saudável.

·
Moderator
17,867 Posts
Deixaste-me perplexo Johnny, nao fazia a minima ideia que Shagai era assim.. tao parecida com as nossas (Ocidentais) cidades!!

1 - 20 of 331 Posts