Olá pessoal, já faz um bom tempo que não crio um thread aqui no SSC. Acredito que Xapuri é inédita aqui no fórum, nós nunca conseguíamos reunir uma quantidade considerável de fotos dela porque existem poucas na internet, creio eu pelo fato de ser pouco visitada, já que é fim de linha, só passa por lá quem realmente vai à cidade. O acesso se dá via terrestre a partir de uma estrada que se encontra com a Br-317 (a mesma que liga o Brasil ao Peru).
A cidade é tida como berço da revolução acreana pois foi lá que se iniciou a batalha liderada pelo gaúcho Plácido de Castro para fazer o Acre ser parte do Brasil. Este município é o que concentra a maior quantidade de construções históricas do Acre, algumas do final do século XIX. É também provavelmente o lugar do estado que tem o maior número de acreanos famosos: Adib Jatene, Jarbas Passarinho, Armando Nogueira, Chico Mendes e Francimar Bodão, lutador de MMA.
Agora que a cidade está coberta pelo Google Street View, fiz uma compilação de alguns locais:
1 - Trevo na Br-317 que dá acesso à estrada que vai até o município
2- Começo da Estrada
3- no início dos anos 2000 foram plantadas seringueiras ao longo de toda essa estrada
4 - Já próximo da área urbana do município, fábrica de camisinhas Natex, que são usadas pelo ministério da saúde para distribuição gratuita em todo país
5- Entrando na cidade pelo acesso principal
6
7 - Casas luxuosas
8- Campus da UFAC, creio que o local não esteja sendo mais utilizado devido ao estado em que está o local
9 - Museu
10- Galpão onde teve início a revolução acreana. No dia 6 de agosto de 1902 os soldados bolivianos que guardavam esse então depósito de armamentos estavam bêbados comemorando a independência da bolívia. Quando o gaúcho plácido de castro entrou no lugar um dos soldados disse "-Es temprano para la fiesta." e Castro retrucou: "- Não é festa, senhor intendente. É revolução!"
11- Mais uma de outro ângulo. Pena que não tem imagem da parte da frente
12- Entrando na rua do comércio, as construções dessa rua são umas das mais antigas do Acre, do final do século XIX, início do século XX
13-
14-
15-
16-
17-
18-
19-
20- O centro histórico da cidade fica de frente para o rio Acre
21-
22- Algumas ruas e casa antigas ao longo da cidade
23-
24-
25-
26-
27-
28-
29-
30-
31-
32-
33- Região próxima do centro e da Igreja de São Sebastião, principal da cidade
34-
35- Esta praça possui wi fi gratuita
36- Igreja de São Sebastião
37- Este monumento de ventilador fica em frente a igreja, quando criança me chamava a atenção por aparecer em vinhetas da TV local e eu nunca saber o seu significado
38- Mais uma da praça das fotos anteriores
39- Mais ruas e casas
40-
41- Casa onde viveu Chico Mendes
42- Fundação Chico Mendes
Então é isso, qualquer dúvida ou mais informações, perguntem. Não sou muito conhecedor da cidade porque só a visitei uma vez, mas tem o forista Igor_Xapuri que pode responder algumas perguntas caso eu não saiba