SkyscraperCity Forum banner

Xapuri, Acre. Berço da revolução acreana

4774 Views 18 Replies 16 Participants Last post by  Amapaense
Olá pessoal, já faz um bom tempo que não crio um thread aqui no SSC. Acredito que Xapuri é inédita aqui no fórum, nós nunca conseguíamos reunir uma quantidade considerável de fotos dela porque existem poucas na internet, creio eu pelo fato de ser pouco visitada, já que é fim de linha, só passa por lá quem realmente vai à cidade. O acesso se dá via terrestre a partir de uma estrada que se encontra com a Br-317 (a mesma que liga o Brasil ao Peru).

A cidade é tida como berço da revolução acreana pois foi lá que se iniciou a batalha liderada pelo gaúcho Plácido de Castro para fazer o Acre ser parte do Brasil. Este município é o que concentra a maior quantidade de construções históricas do Acre, algumas do final do século XIX. É também provavelmente o lugar do estado que tem o maior número de acreanos famosos: Adib Jatene, Jarbas Passarinho, Armando Nogueira, Chico Mendes e Francimar Bodão, lutador de MMA.

Agora que a cidade está coberta pelo Google Street View, fiz uma compilação de alguns locais:

1 - Trevo na Br-317 que dá acesso à estrada que vai até o município

2- Começo da Estrada

3- no início dos anos 2000 foram plantadas seringueiras ao longo de toda essa estrada

4 - Já próximo da área urbana do município, fábrica de camisinhas Natex, que são usadas pelo ministério da saúde para distribuição gratuita em todo país

5- Entrando na cidade pelo acesso principal

6

7 - Casas luxuosas

8- Campus da UFAC, creio que o local não esteja sendo mais utilizado devido ao estado em que está o local

9 - Museu

10- Galpão onde teve início a revolução acreana. No dia 6 de agosto de 1902 os soldados bolivianos que guardavam esse então depósito de armamentos estavam bêbados comemorando a independência da bolívia. Quando o gaúcho plácido de castro entrou no lugar um dos soldados disse "-Es temprano para la fiesta." e Castro retrucou: "- Não é festa, senhor intendente. É revolução!"

11- Mais uma de outro ângulo. Pena que não tem imagem da parte da frente

12- Entrando na rua do comércio, as construções dessa rua são umas das mais antigas do Acre, do final do século XIX, início do século XX

13-

14-

15-

16-

17-

18-

19-

20- O centro histórico da cidade fica de frente para o rio Acre

21-

22- Algumas ruas e casa antigas ao longo da cidade

23-

24-

25-

26-

27-

28-

29-

30-

31-

32-

33- Região próxima do centro e da Igreja de São Sebastião, principal da cidade

34-

35- Esta praça possui wi fi gratuita

36- Igreja de São Sebastião

37- Este monumento de ventilador fica em frente a igreja, quando criança me chamava a atenção por aparecer em vinhetas da TV local e eu nunca saber o seu significado

38- Mais uma da praça das fotos anteriores

39- Mais ruas e casas

40-

41- Casa onde viveu Chico Mendes

42- Fundação Chico Mendes

Então é isso, qualquer dúvida ou mais informações, perguntem. Não sou muito conhecedor da cidade porque só a visitei uma vez, mas tem o forista Igor_Xapuri que pode responder algumas perguntas caso eu não saiba
See less See more
42
  • Like
Reactions: 4
1 - 19 of 19 Posts
^^
Cidade peculiar. O thread inteiro foi montado com imagens do GSV... :?
Considerando a localização da cidade em relação ao resto do Brasil, é uma cidade que tem o básico para a população e isto é bom. ;)
Achei bonitinha a cidade de Xapuri, e com certeza deve ser legal de ser conhecida! Me chamaram atenção a bela casa (imagem 7), a rua calçada com "tijolos de barro" como na imagem 24, e, claro, as construções históricas existentes na cidade.
Infelizmente esta cidade ficou marcada pelo assassinato de Chico Mendes, uma triste página de nossa história recente...
Abraços!
See less See more
Muito interessante, não tinha idéia de que Xapuri era assim, com tanta patrimônio histórico preservado. Fiquei com vontade de conhecer!
Valeu por mostrar, porém é uma cidade sem atrativo algum, cidade é feia. Mas pela localização não dá de cobrar nada. Concerteza o "estado" não esta presente ai.
^~ também!! a foto 15 mostra bem isso!!
Eu já fui a Xapuri e montei o thread aqui. Relembrando:

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1473566

Sua população estimada em 2013 é de pouco mais de 17 mil habitantes.
Não sabia que Xapuri era tão arborizada!
Ta sambando na cara daqui (oq não é dificil). Se vcs estão achando Xapuri feia, nem passeiem pela minha cidade então.
Cara, legal ver Xapuri assim. Sou um fã da história do nosso Estado e fico muito triste quando vejo cidades como Xapuri e Porto Acre abandonadas e esquecidas pelo poder. Acho que deveria existir um cuidado maior com a historia do nosso estado. Uma história tão linda e marcante não pode ser esquecida com o tempo.

Fica aqui meu desabafo....
See less See more
Não achei nada feia, apenas mal-cuidada. Mas é um pedaço importante da história do Estado, espero que haja o intuito de preservá-la mesmo se houver um "surto de crescimento". Mas o mais chocante é ela estar no StreetView! :-O
  • Like
Reactions: 2
A cidade não é feia, mas precisa ser melhor cuidada. Uma boa reforma nos prédios públicos e uma limpeza já faria toda a diferença, e nem precisa de muita coisa para se fazer isso. No mais, obrigado por nos mostrar esse simpática cidade do interior acriano, Davizão.
Não achei nada feia, apenas mal-cuidada. Mas é um pedaço importante da história do Estado, espero que haja o intuito de preservá-la mesmo se houver um "surto de crescimento". Mas o mais chocante é ela estar no StreetView! :-O
Concordo.
Achei mal cuidada. Mas feia não é.
E que linda arborização !!!!
See less See more
Gostei da cidade. Belo e até preservado patrimônio histórico apesar do castigo da umidade amazônica, arborização e calçamento decentes.

Parabéns pelo thread, Davizão AC!!!

Por curiosidade: Quanto tempo leva uma viagem de barco de Manaus a Xapuri, pelo Rio Purus? O rio é muito "serpenteado" e imagino que levaria meses fazer o trajeto, até hoje em dia.......

PS: A grande cantora "paraense" Nazaré Pereira, também nasceu em Xapuri.:eek:kay:
See less See more
Não entendo a surpresa da cidade estar no GSV. Os caras do Google sempre tiraram fotos de tudo quanto é lugar do mundo, porque não tirar fotos do interior do Acre ou da amazônia?
Cidade interessante, muito bonito esse calçamento de tijolos!
Com o devido cuidado e divulgação, aliado ao fator histórico, creio que poderia ser um interessante ponto turístico. O governo do estado e federal deveriam dar mai atenção à cidade.
See less See more
  • Like
Reactions: 1
Não entendo a surpresa da cidade estar no GSV. Os caras do Google sempre tiraram fotos de tudo quanto é lugar do mundo, porque não tirar fotos do interior do Acre ou da amazônia?
Porque é uma cidade de 17 mil habitantes no interior do Acre! Aposto que tem muita cidade muito mais populosa que não tem esse recurso implantado, já, por isso minha surpresa. Mas acho ótimo!
See less See more
Eu achei a cidade bonita, mas mal cuidada como já falaram. Por ser uma cidade importante do interior do Estado e da história deste, deveria ser melhor cuidada pelo poder público.

Lembra nesse aspecto Serra do Navio no AP, importante para a história do Estado mas abandonada pelo poder público.
1 - 19 of 19 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.