Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 101 Posts

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)

Olá, pessoal! :hi:
Depois de “hibernar” por um tempo, voltei a fotografar! Olaria nunca esteve na minha lista de threads, mas resolvi arriscar uma ida na Zona da Leopoldina mais uma vez (Já estive em Bonsucesso, Penha e Irajá) para fotografar mais um bairro suburbano. Esta “zona” sempre foi tida como uma das mais pavorosas da cidade, contudo, fazendo uma “visita” não achei tão pavorosa assim, muito pelo contrário, achei um subúrbio bem simpático.
Olaria é essencialmente um bairro residencial e conta com um clube – Olaria Atlético Clube – que, se não é uma Brastemp, também não é de se jogar fora...
Vamos ao que interessa, ou seja, as fotos????

ASPECTO GERAL DAS RUAS​

DIREITO DE FOTOGRAFAR
Lei 9.610/98
Art. 48. As obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente, por meio de pinturas, desenhos, fotografias e procedimentos audiovisuais.

Constituição Federal
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e
de comunicação, independentemente de censura ou licença;

01 – Como eu já escrevi, Olaria não é nenhuma Brastemp, mas é um bairro digno.

02 – Extra, foi o único supermercados que eu vi no bairro...

03 – Nessa fábrica da Toulon eu já estive nos anos 80...rs

04 – Praça Mauricio Cardoso sendo revitalizada

05

06

07 – Extra...again...rs

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

PRAÇAS E ENTORNO​

30 – A PRAÇA RAMOS FIGUEIRA é bem pequena, mas ta valendo...rs

31

32

33

34

35

36 – PRAÇA OLIVEIRA CAMPOS

37

38

39

40

41

42

43

44

45

RUA ELEUTÉRIO MOTA​

46 – Essa rua fotografei muito pouco....rs

47

48

49

50

RUA ANGÉLICA MOTA​

51 – Considero a Rua Angélica Mota uma das principais do bairro...

52 – Hospital Balbino, o principal do bairro, faz divisa com a Rua Alfredo Barcelos

53

54

55

56

57

58

59

60

61

62

63 – esta relíquia um dia será demolida, por isso a foto...rs

64

65

66

67

RUA ALFREDO BARCELOS​

68 – A Rua Alfredo Barcelos também é considerada por mim como uma das mais importantes...

69

70

71

72

73

74

75

76

77 – O Hospital Balbino de novo...hehehe

78

79

RUA FILOMENA NUNES​

80 – Mais uma rua que eu considero importante no bairro...rs

81

82

83

84

85 – Fórum Regional da Leopoldina Desembargador Luis Antonio de Andrade. Novíssimo e bonito!!!

86

87

88

89

RUA BARIRI​

90 – E, fechamos com a Rua Bariri, a qual abriga o Olaria Atlético Clube! Aliás, fiquei surpreso com o clube, pois o Bonsucesso Futebol Clube está entregue as baratas....

91

92

93

94

95

96

97

98

99

100

101

102

103

104

105

106

107 - Troféus

108 - Boutique

109

Fim de papo! Esperam que tenham curtido mais um thread suburbano!

Desde já quero agradecer a todos que visualizaram este thread; no entanto, quero agradecer muito mais aqueles que além de visualizarem prestigiaram-no com seus comentários críticos ou não. :)

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Razoável, só falta esse povo parar de estacionar o carro em cima da calçada.
Mas isso é BEM COMUM no Rio, especialmente nos subúrbios, visto que as ruas são estreitas e todo mundo quer tem carro e muitas casas não têm garagem; logo.... :D

Obrigado por prestigiar. :eek:kay:

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Legal o bairro Emanuel, já tinha ouvido muito esse nome, mas acho que por causa do time de futebol. É bem a cara da ZN. Valeu as fotos!!

Paulistinha,

O Olaria é um bairro vizinho do Penha e, devido ao time de futebol, acaba ficando conhecido mesmo...hehehe

vlw por prestigiar. :eek:kay:

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Gostei..
Mas com a nova revisão do IDH, deve caído pra algo entorno de 0,753.
Lembrando que o IDH do Brasil passou a ser de 0,718.
Mesmo assim ainda está acima da média nacional.

Bom, acho difícil o IDH cair, pois há uma tendência a aumentar....

·
Banned
266 Posts
Bom, acho difícil o IDH cair, pois há uma tendência a aumentar....

É que mudaram o padrão para medir o IDH acho que em 2010. Desde lá quase todos os lugares do mundo tiveram uma queda de em média 100 pontos no Índice de Desenvolvimento. Só alguns países nórdicos tiveram aumento com relação ao ano de 2000. Até porque se esse bairro tivesse IDH de 0.853 em 2012, já seria comparado ao IDH do Reino Unido atualmente (0.863) Mas vamos parar por aqui pra não avacalhar o thread com uma discussão sobre o IDH. :lol:

·
Manaus, Amazonas, Brasil
10,881 Posts
Não sei se eu quem tem uma visão deturpada da Zona da Leopoldina ou se você, Emanuel, que é mestre em captar os melhores ângulos dos bairros da região. Fiquei positivamente surpreso com Olaria, que me pareceu um bairro de aspecto agradável. Há sim alguns pequenos probleminhas urbanísticos, mas nada que retire o aspecto geral de bairro simples, porém agradável.
Confesso que até o momento, a visão que eu tinha de Olaria era muito diferente do que eu vi em seu thread.
Um forte abraço!

P.S.: Eu sinto falta aqui em São Paulo de foristas com a sua disposição para clicar os bairros da cidade. Que eu me lembre, quem fazia um trabalho equivalente ao seu (de criar threads de vários bairros da cidade e da RM), era o tchelllo.

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
Não sei se eu quem tem uma visão deturpada da Zona da Leopoldina ou se você, Emanuel, que é mestre em captar os melhores ângulos dos bairros da região.
Eis a questão? hahahaha

De fato, eu procuro captar melhores ângulos, mas Olaria é bem simpática também. :yes:

Fiquei positivamente surpreso com Olaria, que me pareceu um bairro de aspecto agradável. Há sim alguns pequenos probleminhas urbanísticos, mas nada que retire o aspecto geral de bairro simples, porém agradável.
Confesso que até o momento, a visão que eu tinha de Olaria era muito diferente do que eu vi em seu thread
Miguel,

Olaria é um bairro suburbano como outro qualquer, mas me senti seguro andando pelas ruas, já na Penha e Bonsucesso (vizinhos) já não senti tanta segurança...

P.S.: Eu sinto falta aqui em São Paulo de foristas com a sua disposição para clicar os bairros da cidade. Que eu me lembre, quem fazia um trabalho equivalente ao seu (de criar threads de vários bairros da cidade e da RM), era o tchelllo.
Tchello não está mais no SSC e, acho difícil alguém fazer o que ele fazia. Lamentável a sua perda...

Abração,

·
C A R I O C A
5,402 Posts
Emanuel, muito bom te ver de volta ativa e parabéns.

A muito tempo não entro em Olaria e fiquei surpreso com suas fotos.
O bairro não esta com aquela aparência de abandonado como ficou a Penha e demais bairros da Leopoldina, pq será?

Outras surpresas foram o Forum novinho, hospital particular grande e o maios é o bom estado do clube.
Ta bem melhor na fita que nosso Bangu e Campo Grande.

·
Registered
2,725 Posts
Não conheço quase nada da Zona Norte do Rio, a não ser o caminho para o Galeão. (A noção que eu tenho é que passando a Central do Brasil quando se dobra a Presidente Vargas para pegar a Linha Vermelha para mim aquilo tudo já é Zona Norte). Obviamente que não há o encanto das ruas da Zona Sul, mas me pareceu um ÓTIMO bairro, com aspecto de cidade pequena do interior, clima familiar e local. Parece ter tbm uma boa oferta de serviços, a não ser o fato de contar com um único super.

1 - 20 of 101 Posts